Conteúdo
Healthcare without Borders: Understanding Cuban Medical Internationalism (Contemporary Cuba)
"O estudo inestimável de Kirk nos revela, pela primeira vez, o alcance e o caráter das realizações notáveis de Cuba, que devem ser uma inspiração e um modelo para aqueles com vantagens muito maiores." - Noam Chomsky, autor de Manufatura Consentimento.
"Inestimável. Fornece ampla, detalhada e clara evidência de toda a evolução do internacionalismo médico dentro da política externa e social cubana, indo muito além das manchetes para traçar essa evolução com cuidado e honestidade. "- Antoni Kapcia, coeditor da revista The Changing Dynamic da sociedade civil cubana.
"Oferece uma avaliação texturizada e matizada de um complexo fenômeno político-cultural." - Louis A. Pérez, autor de A Estrutura da História Cubana: Significados e Propósito do Passado.
Cuba tem mais pessoal médico servindo no exterior - mais de 50.000 em 66 países - do que todos os países do G-7 combinados, e também mais do que a Organização Mundial da Saúde. Por mais de cinco décadas, a nação insular tem sido uma força de liderança no mundo em desenvolvimento, fornecendo ajuda humanitária (ou "cooperação", como prefere o governo de Cuba) e iniciando programas de cuidados preventivos e treinamento médico.
Em Sistema de Saúde sem Fronteiras, John Kirk examina o papel das equipes médicas cubanas em alívio de desastres, as ações conjuntas de biotecnologia e na Escola Latino-Americana de Medicina - a maior faculdade de medicina do mundo. Ele analisa suas respostas a várias crises em todo o mundo, incluindo o terremoto de 1960 no Chile, o desastre de Chernobyl na Ucrânia, o devastador terremoto de 2010 no Haiti e o subseqüente surto de cólera e a epidemia de Ebola de 2014 na África Ocidental. Kirk emite um corretivo informativo e esclarecedor para o que descreve como a tendência da mídia do mundo industrializado para ignorar ou relatar este fenômeno de assistência médica. No processo, Kirk explora os fundamentos filosóficos dos direitos humanos e do acesso à assistência médica no centro dos programas e parcerias do internacionalismo médico cubano.
Kirk emite um corretivo informativo e esclarecedor para o que descreve como a tendência da mídia do mundo industrializado para ignorar ou underreport este fenômeno de assistência médica. No processo, Kirk explora os fundamentos filosóficos dos direitos humanos e do acesso à assistência médica no centro dos programas e parcerias do internacionalismo médico cubano.
CLIQUE aqui para baixar o livro (.pdf)